7 - Programas de exemplo

O ambiente de desenvolvimento do Arduino disponibiliza uma série de programas de exemplo, os quais são categorizados de forma a trazer uma melhor visibilidade às diferentes formas de utilização da plataforma. Para ter acesso a estes programas basta ir em File-->Examples.

A título de exemplo, carregando-se o programa que se encontra em File-->Examples-->Digital-->Blink é obtido o código abaixo:

int ledPin = 13;


void setup() {
pinMode(ledPin, OUTPUT);
}

void loop()
{
digitalWrite(ledPin, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(ledPin, LOW);

delay(1000);
}


Neste programa, é definida a variável ledPin em:

int ledPin = 13;

Em seguida é iniciada a função setup onde o pino digital 13, ou ledPin, é definido como de saída, ou seja, OUTPUT. Isso quer dizer que o microcontrolador pode alterar o nível de tensão neste pino como sendo baixo ou alto, o que normalmente corresponde a 0 e 5V respectivamente.

void setup() {
pinMode(ledPin, OUTPUT);
}


Após o setup, dá-se início a rotina de loop que se repete continuamente.

void loop()
{
digitalWrite(ledPin, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(ledPin, LOW);
delay(1000);
}

A função digitalWrite(pino,nivel) faz com que o pino especificado se mantenha em nível alto, HIGH, ou baixo, LOW. A função delay(x) faz com que um programa fique paralisado por um periódo de x milisegundos, sendo que 1000 milisegundos corresponde a 1 segundo.

Após o programa ser transferido ao Arduino, é possível testá-lo adicionando-se um led ao pino digital 13, conforme o circuito abaixo. Este led irá se acender e apagar a cada segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário